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FORMAÇÃO DE ANALISTAS DE PROCESSOS (FAP)Objetivos · Compreender os fundamentos sobre processos, estudar seus métodos e ferramentas essenciais, entendendo como utilizá-los no dia a dia para mapear, melhorar, modelar, auditar e inovar os processos Público Alvo Gestores e analistas responsáveis pela condução de atividades de planejamento, controle e otimização de processos nas organizações Programa Módulo 1 Fundamentos sobre Processos · Conceitos e métodos básicos O que é um processo? Estrutura organizacional: função vs. processos Classificação dos processos Hierarquia de processos Gerenciamento de processos (BPM) Modelo de Maturidade de Processo (BPMM) · Mapeamento de processos Macroprocesso O sistema organizacional Caracterização das Unidades Gerenciais: modelo SIPOC Cadeia de valor agregado Etapas para o mapeamento dos processos Documentação de processos Módulo 2 Análise de Processos de Manufatura · Análise de valor agregado de processos Partes interessadas nos processos Análise das atividades de um processo · Análise de perdas de produção Princípios da produção enxuta Conceito de perda O Mecanismo da Função Produção Análise das perdas de produção · Análise de problema de processo Conceito de problema: causa, efeito e consequência Método de solução de problemas (MASP) - Identificando o problema - Observando o problema - Identificação da causa mais provável - Planejando e implementando a solução - Verificando os resultados - Consolidando a solução Método Simplificado de solução de problemas - Conceito de falha - Relatório de análise de falhas Módulo 3 Análise de Processos de Serviço · Conceito de serviço Pacote de serviço Oferta de serviço · Qualidade em serviços · Planejamento de serviço Momentos da verdade Ciclo de serviço Atributos do cliente · Avaliação do serviço Percepções gerenciais Serviço padronizado Serviço executado Serviço percebido pelo cliente Serviço esperado pelo cliente Módulo 4 Modelagem e Auditoria de Processos · Modelagem de processos Diferença entre mapeamento e modelagem de processos Notação BPMN (Business Process Management Notation) Business Process Diagrams (BPD) - Elementos básicos - Elementos completos Objetos gráficos do BPD - Eventos - Atividades - Decisões (gateways) - Swimlanes - Artefatos Objetos de conexão do BPD - Objetos de conexão gráfica - Mecanismos de fluxo de sequência - Associação de compensação · Auditoria de processos - O que é auditoria - Características gerais das auditorias - Tipos de auditoria Ciclo de atividades de uma auditoria - Preparação da auditoria - Condução da auditoria - Pós-auditoria Aspectos comportamentais Gerenciamento do programa de auditorias Módulo 5 Inovação de Processos · Adotando as melhores práticas Conceito de benchmarking de processo Tipos de benchmarking Etapas do benchmarking de processo · Reinventando os processos Conceito de reengenharia de processo Reengenharia x melhoria contínua Dificuldades conhecidas na condução de uma reengenharia, e como superá-las Etapas da reengenharia de processo Carga Horária · 40 horas (8 horas por módulo)
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