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          HomeServiços & ProdutosIn Company Educação Gerencial › PDG-TI

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Educação Gerencial

 

PDG-TI
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE GESTORES DE TI

Objetivos

Geral

· Desenvolver as competências do líder gestor, de modo a entender como estabelecer e manter excelência na gestão de TI

Específicos

· Aprofundar conhecimentos fundamentais à formulação de estratégias e à gestão de TI

· Aperfeiçoar habilidades para o pleno exercício de atividades gerenciais

· Potencializar as atitudes para a liderança pessoal, de modo a conduzir equipes de alto desempenho

Público Alvo

· Profissionais que já exercem, ou estão se preparando para, funções gerenciais ou de liderança em TI

· Profissionais que necessitam ampliar sua capacidade para o exercício de atividades gerenciais em TI

Estrutura do Programa

O programa é conduzido em módulos, abrangendo competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) essenciais ao gestor de TI, de modo a estabelecer e manter excelência na gestão da TI. No total são desenvolvidas 72 horas de carga horária, em 9 módulos de trabalho cada um com uma carga horária de 8 horas.

Os módulos, com seus respectivos objetivos, são apresentados a seguir:

 

Competências

Módulo

C.H.

Objetivo

Conhecimentos

1. Planejamento Estratégico em TI (PETI)

8h

Estudar os fundamentos do planejamento estratégico da TI e o processo de sua formulação, entendendo como promover o alinhamento da TI ao negócio.

2. Excelência em Gestão de Serviços

8h

Discutir as características e especificidades dos serviços e como se organizar para realizar serviços de alta performance percebidos pelos clientes.

3. Análise de Processos de Negócio

8h

Adquirir visão sistêmica sobre os processos de negócio, entendendo como mapear, analisar, aperfeiçoar, modelar e chegar ao mais alto nível de maturidade.

Habilidades

4. Técnicas de negociação

8h

Discutir os perfis envolvidos numa negociação e conhecer estratégias efetivas para se chegar a um acordo.

5. Planejamento de Projeto de TI

8h

Entender a subjetividade por trás da declaração de necessidades dos clientes e como eliminá-la no estabelecimento de requisitos de projeto, e como desenhar um plano de desenvolvimento eficiente.

6. Criatividade: soluções para demandas e problemas

8h

Compreender o processo de criatividade e estudar técnicas e ferramentas para geração e seleção de ideias criativas para as demandas dos clientes e solução de problemas.

Atitudes

7. Liderança de Equipes de Alto Desempenho

8h

Entender os fundamentos da liderança de equipes e seus resultados, e fornecer ferramental para a gestão de equipes de alto desempenho.

8. Inteligência Emocional na Condução de Projetos

8h

Entender como aprimorar, pragmaticamente, a inteligência emocional, buscando mais autonomia para sustentar um raciocínio em que a subjetividade não atrapalhe a objetividade, ao gerenciar ou participar de projetos.

9. Espírito de servir

8h

Discutir como utilizar o senso de servir no estabelecimento de serviços de excelência percebida, pelo desenvolvimento da cultura do servir.

 

Detalhamento dos Módulos

Competência: Conhecimentos

Módulo 1 - Planejamento Estratégico em TI (PETI)

· CobiT: áreas de foco da governança de TI

· Fundamentos sobre estratégia

· Identidade estratégica

· Posicionamento estratégico

- Estratégia genérica

- Curva de valor

- Sistema de atividades

- Cadeia de valor

- Modelo de atuação

· Análise competitiva (SWOT)

· Delineamento de iniciativas estratégicas

· Gestão estratégica com BSC

Módulo 2 - Excelência em Gestão de Serviços

· Conceito de serviço

- Serviço vs. Atendimento

· Qualidade em serviços

- Dimensões da qualidade

- Acordo de Nível de Serviço (SLA)

· O planejamento do serviço

- Pacote de serviços

- Oferta ampliada de serviços

· Processo de serviço

- Momentos da verdade

- Ciclo de serviço

- Atributos do cliente

· Avaliação do serviço: os diferentes níveis de percepção e comunicação

Módulo 3 - Análise de Processos de Negócio

· O que é um processo de negócio?

· Mapeamento de Processos de Negócio (BPM)

· Melhoria de Processos de Negócio (BPI)

· Modelagem de Processos (BPMN)

· Maturidade de Processos de Negócio (BPMM)

Competência: Habilidades

Módulo 4 - Técnicas de Negociação

· Os princípios universais da negociação

· Os perfis de negociadores: Qual o perfil ideal do negociador?

· O processo da negociação

· Descobrindo porque o outro continua dizendo não

· Separando pessoas de problemas

· Compondo uma equipe de negociação

· Estudo de casos

Módulo 5 - Planejamento de Projeto de TI

· Necessidades dos clientes

· Requistos para projeto

- Entendendo o ambiente e as necessidades dos clientes: coleta e organização de informações

- Covertendo entendimento em requisitos dos clientes: priorização

- Estabelecendo requisitos para projeto: classificação e seleção

· Plano de desenvolvimento do projeto

- Estrutura analítica de projeto

- Estimativa de prazos e recursos

- Rede de dependências

- Caminho crítico

Módulo 6 - Criatividade: soluções para demandas e problemas

· O pensamento criativo e as suas barreiras

· Geração de ideias

· Seleção de ideias

· Colocando as ferramentas em uso

Competência: Atitudes

Módulo 7 - Liderança de Equipes de Alto Desempenho

· Liderança, um talento nato?

· Consciência do Poder

· O poder pessoal e o autoconhecimento

· O imaginário do poder

· Autoridade vs. Autoritarismo

· Estilos e características de liderança

· Influência: controle, autoridade e poder

· A lacuna do poder e a política dentro das organizações

· Liderança compartilhada: a força da interdependência

Módulo 8 - Inteligência Emocional na Condução de Projetos

· Importância da inteligência emocional para o gerente de projetos

· Autoconsciência emocional: entender a si para entender aos outros

· Autogerenciamento: lidar com o próprio estado emocional

· Consciência social: considerado as emoções dos demais envolvidos

· Gestão de relacionamentos

Módulo 9 - Espírito de Servir

· Por que os serviços são percebidos como ruins?

· A prática do servir

· Resultados com o servir

· Implementando a cultura do servir

Equipe de Instrutores

Elisete Pagano, M.Edu

Há mais de 25 anos empresária, com mais de 6.000 horas de condução de projetos de Coaching para executivos, profissionais liberais, gestores e pessoas em processos de mudança.

Mestre em Educação - UNISINOS; Especialista em Psicologia Junguiana FACIS-SP; Especialista em Filosofia Clínica - Instituto Packter RS; Professional & Self Coaching - IBC; Coaching Ericksoniano - IBC; NeuroCoaching - IBC; Leader Coach - IBC; Constelações de Sistemas Familiares- IRF & 3cs; Especialista em Planejamento Estratégico de RH - UFRGS e Eng. da Qualidade - PUCRS; Engª Química - PUCRS. Foi Gerente de Desenvolvimento e de Processos em empresas líderes de mercado. Atua em desenvolvimento comportamental de pessoas e organizações, por meio de coaching, cursos, palestras, consultoria e workshops. Professora de pós-graduação. Behavioral Analyst; Avaliadora 360º. Fundadora e Diretora de Desenvolvimento Humano da Intelligentia Assessoria Empresarial. Fundadora e Chief Human Evolution Officer (CHEO) da Star2Up, Fundadora e Chief Product Officer (CPO) da PME Academy.

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Kleber Nóbrega, Dr.Eng

Consultor empresarial, há mais de 25 anos conduzindo projetos de consultoria, workshops e treinamentos.

Doutor em Eng. de Produção - USP; Mestre em Eng. de Produção - UFSC; membro da Academia Brasileira da Qualidade (ABQ); Especializado em Gestão da Qualidade Total e Gestão de Serviços; Lead Assessor ISO 9000 - Stat-A-Matrix; Engenheiro Mecânico - UFPb. Professor universitário em cursos de MBA, Especialização e Extensão nas áreas de serviços, estratégia, qualidade e gestão empresarial. Consultor sênior nas áreas de Estratégia e Gestão de Serviços e Sistemas da Qualidade.

Robin Pagano, M.Eng (coordenador do programa)

Consultor empresarial, há mais de 25 anos conduzindo projetos de consultoria, workshops e treinamentos.

Mestre em Eng. de Produção - UFRGS; Pós-graduado em Estudos de Políticas e Estratégias de Governo - PUCRS; Pós-graduado em Marketing de Serviços - ESPM/RS; Especializado em Gestão da Qualidade Total (TQM) - NKTS/Japão; Lead Assessor ISO 9000 - SGS-ICS; Engº Eletrônico - PUCRS. Foi Gerente de Desenvolvimento, de Processos e de Serviços em empresas de médio e grande porte, nacionais e uma multinacional, líderes de mercado. Professor universitário em cursos de MBA, Especialização e Extensão. Sócio-Diretor Executivo da Intelligentia Assessoria Empresarial, Fundador e CEO da Star2Up, Fundador e CEO da PME Academy.

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Obs.: a nominata de instrutores pode ser alterada sem prévio aviso.

 

 

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Superação de Expectativas

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Curso

DESIGN THINKING

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Workshop

EMPREENDEDORISMO DE INOVAÇÃO

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ESTRATÉGIA

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ESTRATÉGIA ADAPTATIVA

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Curso

INOVAÇÃO DE
MODELO DE NEGÓCIO

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GESTÃO / PRODUTIVIDADE

Curso

KPI's:
INDICADORES-CHAVE
DE DESEMPENHO

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Curso

MAPEAMENTO E OTIMIZAÇÃO PROCESSOS

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LIDERANÇA / COMPORTAMENTO

Curso

FUNDAMENTOS DA LIDERANÇA

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Curso

MINDSET DE LIDERANÇA

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Curso

LIDERANÇA DE EQUIPES

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Curso

GESTÃO E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

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Curso

ESTILOS DE LIDERANÇA

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Próximos

1º Semestre

2º Semestre

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