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          HomeServiços & ProdutosIn Company Educação Gerencial › PDG-TI

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Educação Gerencial

 

PDG-TI
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE GESTORES DE TI

Objetivos

Geral

· Desenvolver as competências do líder gestor, de modo a entender como estabelecer e manter excelência na gestão de TI

Específicos

· Aprofundar conhecimentos fundamentais à formulação de estratégias e à gestão de TI

· Aperfeiçoar habilidades para o pleno exercício de atividades gerenciais

· Potencializar as atitudes para a liderança pessoal, de modo a conduzir equipes de alto desempenho

Público Alvo

· Profissionais que já exercem, ou estão se preparando para, funções gerenciais ou de liderança em TI

· Profissionais que necessitam ampliar sua capacidade para o exercício de atividades gerenciais em TI

Estrutura do Programa

O programa é conduzido em módulos, abrangendo competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) essenciais ao gestor de TI, de modo a estabelecer e manter excelência na gestão da TI. No total são desenvolvidas 72 horas de carga horária, em 9 módulos de trabalho cada um com uma carga horária de 8 horas.

Os módulos, com seus respectivos objetivos, são apresentados a seguir:

 

Competências

Módulo

C.H.

Objetivo

Conhecimentos

1. Planejamento Estratégico em TI (PETI)

8h

Estudar os fundamentos do planejamento estratégico da TI e o processo de sua formulação, entendendo como promover o alinhamento da TI ao negócio.

2. Excelência em Gestão de Serviços

8h

Discutir as características e especificidades dos serviços e como se organizar para realizar serviços de alta performance percebidos pelos clientes.

3. Análise de Processos de Negócio

8h

Adquirir visão sistêmica sobre os processos de negócio, entendendo como mapear, analisar, aperfeiçoar, modelar e chegar ao mais alto nível de maturidade.

Habilidades

4. Técnicas de negociação

8h

Discutir os perfis envolvidos numa negociação e conhecer estratégias efetivas para se chegar a um acordo.

5. Planejamento de Projeto de TI

8h

Entender a subjetividade por trás da declaração de necessidades dos clientes e como eliminá-la no estabelecimento de requisitos de projeto, e como desenhar um plano de desenvolvimento eficiente.

6. Criatividade: soluções para demandas e problemas

8h

Compreender o processo de criatividade e estudar técnicas e ferramentas para geração e seleção de ideias criativas para as demandas dos clientes e solução de problemas.

Atitudes

7. Liderança de Equipes de Alto Desempenho

8h

Entender os fundamentos da liderança de equipes e seus resultados, e fornecer ferramental para a gestão de equipes de alto desempenho.

8. Inteligência Emocional na Condução de Projetos

8h

Entender como aprimorar, pragmaticamente, a inteligência emocional, buscando mais autonomia para sustentar um raciocínio em que a subjetividade não atrapalhe a objetividade, ao gerenciar ou participar de projetos.

9. Espírito de servir

8h

Discutir como utilizar o senso de servir no estabelecimento de serviços de excelência percebida, pelo desenvolvimento da cultura do servir.

 

Detalhamento dos Módulos

Competência: Conhecimentos

Módulo 1 - Planejamento Estratégico em TI (PETI)

· CobiT: áreas de foco da governança de TI

· Fundamentos sobre estratégia

· Identidade estratégica

· Posicionamento estratégico

- Estratégia genérica

- Curva de valor

- Sistema de atividades

- Cadeia de valor

- Modelo de atuação

· Análise competitiva (SWOT)

· Delineamento de iniciativas estratégicas

· Gestão estratégica com BSC

Módulo 2 - Excelência em Gestão de Serviços

· Conceito de serviço

- Serviço vs. Atendimento

· Qualidade em serviços

- Dimensões da qualidade

- Acordo de Nível de Serviço (SLA)

· O planejamento do serviço

- Pacote de serviços

- Oferta ampliada de serviços

· Processo de serviço

- Momentos da verdade

- Ciclo de serviço

- Atributos do cliente

· Avaliação do serviço: os diferentes níveis de percepção e comunicação

Módulo 3 - Análise de Processos de Negócio

· O que é um processo de negócio?

· Mapeamento de Processos de Negócio (BPM)

· Melhoria de Processos de Negócio (BPI)

· Modelagem de Processos (BPMN)

· Maturidade de Processos de Negócio (BPMM)

Competência: Habilidades

Módulo 4 - Técnicas de Negociação

· Os princípios universais da negociação

· Os perfis de negociadores: Qual o perfil ideal do negociador?

· O processo da negociação

· Descobrindo porque o outro continua dizendo não

· Separando pessoas de problemas

· Compondo uma equipe de negociação

· Estudo de casos

Módulo 5 - Planejamento de Projeto de TI

· Necessidades dos clientes

· Requistos para projeto

- Entendendo o ambiente e as necessidades dos clientes: coleta e organização de informações

- Covertendo entendimento em requisitos dos clientes: priorização

- Estabelecendo requisitos para projeto: classificação e seleção

· Plano de desenvolvimento do projeto

- Estrutura analítica de projeto

- Estimativa de prazos e recursos

- Rede de dependências

- Caminho crítico

Módulo 6 - Criatividade: soluções para demandas e problemas

· O pensamento criativo e as suas barreiras

· Geração de ideias

· Seleção de ideias

· Colocando as ferramentas em uso

Competência: Atitudes

Módulo 7 - Liderança de Equipes de Alto Desempenho

· Liderança, um talento nato?

· Consciência do Poder

· O poder pessoal e o autoconhecimento

· O imaginário do poder

· Autoridade vs. Autoritarismo

· Estilos e características de liderança

· Influência: controle, autoridade e poder

· A lacuna do poder e a política dentro das organizações

· Liderança compartilhada: a força da interdependência

Módulo 8 - Inteligência Emocional na Condução de Projetos

· Importância da inteligência emocional para o gerente de projetos

· Autoconsciência emocional: entender a si para entender aos outros

· Autogerenciamento: lidar com o próprio estado emocional

· Consciência social: considerado as emoções dos demais envolvidos

· Gestão de relacionamentos

Módulo 9 - Espírito de Servir

· Por que os serviços são percebidos como ruins?

· A prática do servir

· Resultados com o servir

· Implementando a cultura do servir

Equipe de Instrutores

Elisete Pagano, M.Edu

Mestre em Educação - Unisinos; Professional & Self Coach, NeuroCoaching, Coaching Ericksoniano e Leader Coach - Certificação internacional pelo IBC; Especialista em Psicologia Junguiana - FACIS/SP, Filosofia Clínica - Instituto Packter, Planejamento Estratégico de RH - UFRGS e Eng. da Qualidade - PUCRS; Pós-graduada em Auditorias da Qualidade - PUCRS; Engª Química - PUCRS. Analista de Perfil Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo IBC. Exerceu função de Gerente de Desenvolvimento e de Processos em empresas de médio e grande porte, líderes de mercado. Atua em desenvolvimento comportamental de pessoas e organizações, com aperfeiçoamento de lideranças e autoconhecimento. Professora em cursos de extensão universitária. Sócia-diretora da Intelligentia Assessoria Empresarial.

Responsável pelas áreas de Liderança, Comportamento e Coaching.

Clique aqui para acessar o Curriculum Vitae

Kleber Nóbrega, Dr.Eng

Doutor em Eng. de Produção - USP; Mestre em Eng. de Produção - UFSC; Especializado em Gestão da Qualidade Total e Gestão de Serviços; Lead Assessor ISO 9000 - Stat-A-Matrix; Engenheiro Mecânico - UFPb. Professor universitário em cursos de MBA, Especialização e Extensão. Consultor sênior nas áreas de Estratégia e Gestão de Serviços e Sistemas da Qualidade.

Robin Pagano, M.Eng (coordenador do programa)

Mestre em Eng. de Produção - UFRGS; Pós-graduado em Estudos de Políticas e Estratégias de Governo - PUCRS; Pós-graduado em Marketing de Serviços - ESPM/RS; Especializado em Gestão da Qualidade Total (TQM) - NKTS/Japão; Lead Assessor ISO 9000 - SGS-ICS; Engº Eletrônico - PUCRS. Atuou como Gerente de Desenvolvimento, de Processos e de Serviços em empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacional, líderes de mercado. Professor universitário em cursos de MBA, Especialização e Extensão. Consultor sênior em Estratégia, Gestão, Qualidade e Inovação. Sócio-diretor da Intelligentia Assessoria Empresarial.

Responsável pelas áreas de Estratégia, Gestão, Qualidade, Produtividade e Inovação do negócio.

Clique aqui para acessar o Curriculum Vitae  |  Clique aqui para acessar o Currículo Lattes

 

Obs.: a nominata de instrutores pode ser alterada sem prévio aviso.

 

 

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N O T Í C I A S 

 

A Intelligentia está conduzindo o processo de formulação estratégica, seus desdobramentos e execução, para o Grupo BROKER TURISMO, com sede em Canela/RS |  A Intelligentia está com uma nova iniciativa, focada no Empreendedorismo Inovador, para Startups e Intraempreendedorismo em empresas estabelecidas. Acesse o site star2up.com.br e saiba mais!  |  A Intelligentia, atenta às demandas e tendências do mercado, ciente de suas competências, oferece mais um serviço a seus clientes, o outsourcing de atividades meio. Faça contato e veja como podemos ampliar a competitividade de seu negócio  |  Para a UNISINOS, Robin Pagano ministrou as unidades temáticas  PETI (Planejamento Estratégico de TI) e GQT (Gestão da Qualidade Total), no formato EaD, no curso de Especialização em Governança de TI  |  A Intelligentia está realizando cursos em São Paulo/SP. Acesse a agenda e veja as novidades (clique em 'Agenda de Cursos')  |  A Intelligentia oferece o serviço, Coaching Assessment - Avaliação do Perfil Comportamental (APC). Entre em contato e saiba mais

 

Indicadores

(Índices médios históricos)

Satisfação
com Cursos

96,3%

Superação de Expectativas

49,4%

 

Agenda

São Paulo/SP

ESTRATÉGIA

Curso

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Aguarde!

GESTÃO / PRODUTIVIDADE

Curso

KPI's:
INDICADORES-CHAVE
DE DESEMPENHO

Aguarde!

LIDERANÇA/COMPORTAMENTO

Agenda

Porto Alegre/RS

EDUCAÇÃO CORPORATIVA

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO LIDERANÇAS (PDL)

Aguarde!

FORMAÇÃO EM GESTÃO

ESTRATÉGIA

Curso

INOVAÇÃO DE
MODELO DE NEGÓCIO

16 a 19/outubro

Curso

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

11 a 14/dezembro

GESTÃO / PRODUTIVIDADE

LIDERANÇA/COMPORTAMENTO

 

 

                     
 

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Próximos

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