A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL
como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante
(baseada na obra de W. Chan Kim & Renée Mauborgne)
Um tema
recorrente no meio empresarial é a inovação. Em sua essência, inovação nos leva
a pensar em altos investimentos de recursos financeiros e pessoas, em elaborados
processos de pesquisa & desenvolvimento, em amplas ações de pesquisa de mercado,
e por aí afora. Mas existem alternativas... Com uso de criatividade, a partir do
entendimento sobre as necessidades dos clientes e os atributos oferecidos por
concorrentes, é possível pensar e desenhar o que se convencionou chamar de
inovação de valor. Algo que permite oferecer diferenciais aos clientes (alto
valor) sem que, necessariamente, implique elevados custos. Essa é a proposta da
Estratégia do Oceano Azul.
Com esta
palestra, de modo objetivo e pragmático, levamos aos participantes os conceitos e
métodos básicos da construção da Estratégia do Oceano Azul.
· Apresentar
as ideias e práticas por trás da formulação da estratégia do oceano
azul: criação de novos mercados, tornando a concorrência irrelevante
Executivos, staff de
direção e gestores responsáveis pela definição de estratégias e e condução de negócios
na
organização
· Oceanos
Vermelhos x Oceanos Azuis
· Ferramentas
e Modelo de Análise
Matriz de avaliação de valor
Modelo das quatro ações
· Princípios
da Estratégia do Oceano Azul
Princípios de formulação
- Reconstrução das fronteiras do
mercado
- Concentração no panorama geral
- Indo além da demanda existente
- Acertando a sequência
estratégica
Princípios
de execução
- Superando as barreiras
organizacionais
- Introduzindo a execução da
estratégia
· 1,5 horas